TALLOS UBS: plataforma de inteligência artificial para gestão de relacionamento e atendimento na área da saúde
Tallos Tecnologias
A Tallos Tecnologias desenvolveu um framework capaz de gerar respostas automatizadas a partir de uma sentença como entrada. A partir de um corpus linguístico pode-se treinar um agente conversacional para atendimento de usuários. Esse framework é utilizado para desenvolver os produtos atuais. A empresa tem em vista desenvolver novas soluções envolvendo computação cognitiva e visão computacional. Para isso, a Tallos conta com a parceria da Unifor no desenvolvimento de pesquisa para novas soluções. Uma recente pesquisa liderada pela HIMSS Analytics revela que 35% das organizações de saúde planejam alavancar o uso da inteligência artificial dentro de dois anos - e mais da metade pretende fazê-lo dentro de cinco. A Tallos é uma empresa focada no desenvolvimento de tecnologias que usam inteligência artificial no campo da saúde. O projeto propõe o desenvolvimento de uma plataforma inteligente para auxiliar no relacionamento e atendimentos na atenção primária: um assistente virtual inteligente, capaz de realizar agendamentos de consultas, consultar disponibilidade de medicamentos, avaliação dos serviços prestados, lembretes, divulgação de campanhas de saúde, lembretes e relacionamento no que se refere a dúvidas recorrentes. A partir dos dados obtidos pela plataforma, pode-se fornecer também uma análise preditiva. Para tal temos os seguintes objetivos específicos:
1) Aplicar técnicas Processamento de Linguagem Natural para melhoria na compreensão linguística do agente de relacionamento automatizado;
2) Desenvolver um módulo de análise de sentimentos que identifica as emoções em textos, a fim de mensurar o grau satisfação do atendimento de saúde;
3) Aplicar algoritmos de Machine Learning para predição de períodos de aumento no atendimento.
Para resolução dos objetivos propostos, nessa fase 1 do edital, o projeto visa desenvolver um MVP de uma plataforma web para o acompanhamento de indicadores qualitativos e quantitativos de atendimento em saúde. Bem como o desenvolvimento de um chatbot, assistente virtual que funciona dentro de mensageiros eletrônicos, para auxiliar no agendamento de consultas.
Para a fase 2 estão previstas a integração com dados fornecidos pelo DATASUS, integração com dados do Prontuário Eletrônico do Paciente, inclusão de funcionalidades ao assistente virtual como consulta da disponibilidade de medicamentos, avaliação dos serviços prestados e divulgação de campanhas de saúde.