OPEN PLANIZE: pesquisa e desenvolvimento de plataforma aberta colaborativa para uma rede de serviços de planejamento e monitoramento estratégico assistido remotamente
Softium Informáica Ltda.
Este projeto tem como objetivo criar uma plataforma eficaz e inovadora voltada para proporcionar um motor impulsionador de crescimento, alinhando duas situações importantes vivenciadas hoje no Brasil. Por um lado, o surgimento de empresas criadas por empreendedores que dominam o negócio em si, mas que, em muitos casos, não possuem o acesso ao conhecimento sobre gestão organizacional, sendo esta uma das principais razões do encerramento precoce de tais empresas. Por outro lado, o momento de expansão do ensino superior, da interiorização das universidades federais, do surgimento de várias faculdades de pequeno/médio porte e consequente expansão de vagas em vestibulares, gerando uma maior oferta de profissionais que nem sempre conseguem colocação no mercado de trabalho.
O projeto Open PLANIZE, será desenvolvido pela Softium Informática, empresa cearense com expertise de 17 anos no mercado de soluções de software, em parceria com o Nati - Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação da Unifor, EGES – Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade da Unifor, e com a empresa de consultoria P4Pro-Organização e Projetos.
O projeto Open PLANIZE tem como base o conceito de “inovação aberta”, inspirado na ideia de Henry Chesbrough, e encaixa-se no centro dessas duas questões, fornecendo uma solução eficiente em termos de custo, capilaridade e facilidade de acesso. O objetivo é desenvolver uma plataforma distribuída contendo uma rica e experimentada metodologia de planejamento estratégico assistido, seguida de acompanhamento com administração visível on-line, em que profissionais de administração ou gestão, professores e alunos, em qualquer lugar, possam se credenciar para prestar serviços remotamente, colaborar com conteúdo ou simplesmente usufruir da infraestrutura e do conteúdo.
Esta solução busca atender a demandas de pequenas e médias empresas, bem como de prefeituras, que hoje não têm acesso fácil a pessoas qualificadas que orientem seu planejamento de ações e acompanhamento de indicadores de desempenho. Além disso, o processo de planejamento estratégico tende a ser bem mais efetivo em virtude das técnicas e ferramentas disponibilizadas pelo Open PLANIZE, bem como pelo acesso facilitado a informações relevantes de alta qualidade viabilizado pelo ambiente colaborativo do sistema.
Para os profissionais interessados, o Open PLANIZE facilitará o ingresso no mercado, visto que será possível disponibilizar seus serviços em diversas regiões, de forma simples, rápida e com custos inferiores ao modelo tradicional.
A proposta vai desde a formulação estratégica elementar da organização até o desdobramento do planejamento em planos de ação, seguindo pelo acompanhamento e monitoramento das iniciativas, por meio de indicadores de desempenho mostrados em painéis de controle on-line. A solução de sistemas será desenvolvida totalmente para a web, e por dashboards com tecnologia open source Android, para tablets, smartphones e smart TVs. Durante o projeto serão desenvolvidos protótipos intermediários a serem testados em uma pequena empresa piloto como laboratório, a Pré-moldados Estrela, com sede em Itaitinga-CE.
O processo de negócio proposto contempla três etapas para a organização contratante: primeiro um cadastramento, que dá direito de acesso a uma base colaborativa, contendo blogs, formulários de trabalho e vídeo aulas voltadas para o autoaprendizado. Em seguida, esta organização se habilita a contratar os serviços de planejamento estratégico assistido e de acompanhamento periódico. Por fim, as informações de desempenho poderão ser monitoradas em dispositivos móveis, por meio de aplicações gratuitas (apps) que estarão acessíveis para os interessados.
As receitas da plataforma Open PLANIZE serão oriundas de três fontes distintas: banners patrocinados por entidades interessadas, intermediação de negócios e por valores mensais cobrados pela utilização dos recursos da plataforma.
Busca-se principalmente a disseminação da cultura de planejamento, utilização do potencial de recursos humanos geograficamente distribuídos, agilidade e transparência. O mercado de atuação inicial será o Estado do Ceará, direcionado a empresas de pequeno porte e prefeituras de municípios com até 100 mil habitantes. Posteriormente, buscar-se-á a expansão gradativa do sistema por outros estados e regiões, até atuar em nível nacional em três anos.